pollcode.com free polls
Se uma banda fosse convidada a participar na banda sonora de um dos proximos filmes de Harry Potter, ela seria:
Linkin Park Simple Plan The Fray The All American Rejects Outra: Qual (escrever nos comentarios)   
Qual o fanfic que gostavam de ver publicado no blog?
  
pollcode.com free polls

Clica no lembrador para votar/ver antigas sondagens!

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Halloween


Como sabem, hoje, dia 31 de Outubro é Dia das Bruxas ou Halloween. Este dia está marca episódios importantes na série 'Harry Potter'. Hoje faz 27 anos que os pais de Harry Potter foram assassinados por Lord Voldemort.

O Halloween está relacionado com o Dia de Todos os Santos, este diz-se em inglês All Hallows Day, Halloween é uma abreviatura de All Hallows Even - "Noite de Todos os Santos". É um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxónicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas.

Acreditava-se que na noite do Dia das Bruxas os fantasmas voltavam à Terra em busca de alimento e companhia. Assim, as pessoas pensavam que encontravam almas penadas se saíssem de casa nessa noite. Por isso, para não serem reconhecidas pelos fantasmas, usavam máscaras quando saíam de casa, para serem confundidas com espíritos que andavam à solta a tentarem apanhar almas vivas.
Para manter os espíritos longe de casa, as pessoas colocavam tigelas de comida à porta para os satisfazer e os impedir de entrar.

A tradição da abóbora


O uso da abóbora iluminada, chamada de "Jack o' Lantern" (Jack da Lanterna), no dia do Halloween surgiu na Irlanda. Diz a lenda que depois da morte de um homem chamado Jack, este foi proibido de entrar no Paraíso porque em vida era muito avarento.
Mas as portas do Inferno também lhe foram fechadas. Sem ter para onde ir, foi condenado a andar na escuridão.
Por isso implorou ao demónio que acendesse umas brasas para iluminar o seu caminho e, dessa forma, foi-lhe entregue um pedaço de carvão incandescente.
Para que o pedaço de carvão se mantivesse aceso por mais tempo colocou o carvão dentro de um buraco de nabo.
No início, usava-se o nabo, mas quando os irlandeses chegaram aos Estados Unidos, encontraram pouquíssimos nabos no campo, mas abóboras em abundância, então substituiram os nabos pelas abóboras.
Em Portugal, a abóbora do Halloween pode ser chamada de 'coca', mas esta não tem a sua história neste dia. Como já foi referido acima o Halloween é de origem dos países anglo-saxónicos e não é da tradição Portuguesa. A coca é um ser mítico, uma espécie de fantasma, bruxa ou bicho-papão com que se assustam as crianças. Embora não tenha uma aparência definida, este ser assustador tinha uma representação figurada, a sua cabeça era uma espécie de abóbora ou cabaça da qual saía luz (ou fogo). A representação da coca era feita com uma panela ou abóbora oca em que se faziam três ou quatro buracos, imitando olhos, nariz e boca, e em que se colocava uma luz dentro e deixava-se, durante a noite, num lugar bem escuro para assustar crianças e pessoas que passavam. No norte de Portugal, a coca é representada por um dragão com escamas. Na vila de Monção, conhecida como a terra da "coca", ela é chamada de "santa coca" ou "coca rabixa".

Para mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_bruxas
http://web.educom.pt/pr1305/hallowen.htm

Para terminar deixo aqui dois vídeos. O primeiro mostra os acontecimentos no dia de Halloween ao longo da série 'Harry Potter' e o outro é com a música 'This Is Halloween' (da banda sonora do filme 'The nightmare before Christmas') dos Panic! At The Disco:








glitter-graphics.com

Sem comentários: