pollcode.com free polls
Se uma banda fosse convidada a participar na banda sonora de um dos proximos filmes de Harry Potter, ela seria:
Linkin Park Simple Plan The Fray The All American Rejects Outra: Qual (escrever nos comentarios)   
Qual o fanfic que gostavam de ver publicado no blog?
  
pollcode.com free polls

Clica no lembrador para votar/ver antigas sondagens!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Ilha de Man


Como foi noticiado Rupert Grint vai à Ilha de Man para filmar algumas cenas do seu novo filme "Wild Target". Eu achei interessante postar algumas informações sobre esta ilha.

A Ilha de Man (Isle of Man em inglês; Mannin) é uma dependência da Coroa do Reino Unido, que inclui a ilha principal, do mesmo nome, e algumas ilhotas adjacentes, no Mar da Irlanda. A capital é Douglas (Doolish).


No final do século VII, os vikings estabeleceram-se na Ilha de Man. O Reino nórdico de Mann e Ilhas Hébridas foi criado por Godred Crovan em 1079. Esse reino foi separado em 1164 em Reino das Hébridas e Reino de Mann, sob domínio norueguês. Em 1266, pelo Tratado de Perth, o rei Magnus VI da Noruega cedeu as ilhas à Escócia. A Ilha de Man passou para controle inglês no século XIV e para a Coroa Britânica em 1765.

A Ilha de Man faz parte do conjunto geográfico das Ilhas Britânicas, que é um arquipélago do noroeste da Europa. Situa-se no meio do Mar da Irlanda, aproximadamente equidistante da Inglaterra (leste), da Escócia (norte) e da Irlanda do Norte (oeste). Tem cerca de 48 km de comprimento e entre 13 e 24 km de largura, com uma área de 572 km².
As duas áreas montanhosas são divididas por um vale central. O extremo norte da ilha é excepcionalmente plano. O ponto mais alto, o Snaefell, localiza-se na zona norte e atinge os 621 m.
O clima é temperado marítimo, com verões frescos e invernos suaves. A precipitação anual, abundante, varia entre 1900 mm no Snaefell e os 800 mm noutras áreas.
A população é de 80 058 habitantes (censo interino de 2006), o que dá uma densidade de 140 pessoas por km². Menos de metade (47,6%) da população actual nasceu na ilha.



A Ilha de Man não faz formalmente parte do Reino Unido nem integra a União Europeia. Não tem representação parlamentar nem no Reino Unido nem na UE. O Chefe de Estado é a rainha Isabel II, a qual detém o título de Lord of Mann. O representante da coroa na ilha é o Lieutenant Governor. A defesa e as relações externas são da responsabilidade do governo do Reino Unido.

A ilha goza de auto-governo e tem um parlamento autónomo (Tynwald). O Tynwald foi fundado no ano 979 e é considerado o mais antigo parlamento em funcionamento contínuo no mundo. A grande maioria dos membros do Tynwald são independentes; dois pertencem ao Manx Labour Party e três à Alliance for Progressive Government. Existe um partido extraparlamentar, o Mec Vannin ("Filhos de Man"), que pretende a alteração do estatuto da ilha e o estabelecimento de uma república soberana independente.

A cultura da Ilha de Man é fortemente influenciada pelas suas origens célticas e nórdicas. Tem uma língua própria, manx ou manês, que é co-oficial com o inglês.
A ilha é uma das nações célticas modernas e está integrada na Liga Céltica.



CURIOSIDADES

Os integrantes dos Bee Gees nasceram na Ilha de Man.

O Manx é uma raça de gato sem cauda, originário desta ilha.

"Uma terra rica em história natural, cenário deslumbrante e premiados lugares históricos, com atracções para todos os grupos de idade e de interesses."
in VisitBritain.pt



NOTA: Em breve também darei informações sobre alguns dos locais onde vão ocorrer as filmagens :)

Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_de_man

Sem comentários: